Dicas para uma boa convivência no condomínio

Nos últimos anos, principalmente nos maiores centros urbanos, alguns fatores contribuiram para o aparecimento de novos condomínios, integrando um maior número de frações, bem como áreas de lazer (ginásio, piscina, etc.), o que leva a um maior fluxo de pessoas no edifício.

Para que a relação dos condóminos no edifício seja tranquila e harmoniosa, é importante que cada morador cumpra a sua parte, respeitando o seu espaço e o dos vizinhos. Pensando nisso, preparamos algumas dicas básicas e necessárias para uma boa convivência no condomínio. Confira!

1. Horário de silêncio

Todos sabemos que entre as 22:00h e as 8:00h não devemos fazer barulho, estando muitas vezes definido este horário no regulamento interno do edifício. Mesmo que o condomínio não apresente esse tipo de norma, deve ser levado em consideração o bom senso de todos para evitar ao máximo barulhos desnecessários durante horários de madrugada e muito cedo.

2. Animais de estimação

Para os moradores que têm animais de estimação no seu apartamento, é importante ter alguns cuidados especiaisPor isso, limpar os dejectos feitos pelo animal nas áreas comuns do condomínio, não deixar o animal fazer barulho, são algumas atitudes que devem ser tomadas em consideração. 

3. Áreas comuns de lazer

Os moradores que utilizam as áreas comuns de lazer do condomínio, tais como piscina, ginásio, churrasqueira, entre outros, devem estar atentos às regras e terem cuidado para preservar o que é um bem comum a todos. Devem também ter em atenção as normas e horários estabelecidos para que o barulho não interfira com os restantes vizinhos.

4. Lixo

Os moradores devem ter um cuidado redobrado quando forem levar o lixo à rua. Devem depositar o lixo devidamente ensacado, de preferência com separação dos resíduos orgânicos dos recicláveis. No seu transporte devem ter em atenção para que não fique resíduos nas áreas comuns do edifício, normalmente em elevadores, de forma a não provocar odores. O mesmo cuidado deve existir para papéis e beatas de cigarro, que não devem ser arremessados pela janela ou deixados no chão das áreas comuns. 

5. Lugares de garagem

Os lugares de garagem são também uma questão constante na vida de quem mora em condomínio. Não estacionar o carro no lugar do vizinho sem autorização, não ultrapassar o seu espaço de lugar, não usar a garagem como depósito de entulho, respeitar o limite de velocidade e não buzinar são algumas atitudes que os moradores precisam ter em consideração para evitar conflitos entre vizinhos.

 

Estas dicas básicas, são muito importantes para quem mora num condomínio. Mesmo assim, para que exista uma boa convivência entre todos, existem outros fatores que devem ser considerados, pois viver em sociedade não é fácil. Para auxiliar uma boa convivência é necessário que se tenha uma empresa de administração do condomínio com elevada experiência.