Ar condicionado no exterior, pode ou não pode?

Sempre que o calor aperta há alguns condóminos que pensam na instalação de um sistema de ar condicionado. Alguns, talvez por falta de informação, simplesmente compram e instalam o equipamento, ficando surpreendidos se a administração interferir na situação. Já outros questionam a administração e recebem um "não pode" logo na entrada sem muitas explicações. De seguida iremos esclarecer como deve proceder de forma legal para conseguir a instalação do ar condicionado na sua fração. 

O edifício é constituído na parte exterior por fachadas, da qual pode ou não ter uma predisposição para a instalação de equipamentos de ar condicionado. Ora, se o edifício possuir predisposição para o equipamento com local definido a resposta é sim, você pode instalar; se o condomínio não possuir tal predisposição e não existir nenhuma aprovação posterior a resposta é não, mas se proceder da forma abaixo poderá conseguir. 

Para alteração da fachada com o objetivo da colocação do equipamento de ar condicionado, é necessário: 1º convocar uma assembleia extraordinária apresentando um projeto na qual descrimine o local da colocação das máquinas. 2º Após exposição do projeto os condóminos presentes, por meio de votação, aprovam ou não a alteração da fachada.

No caso de colocação do equipamento desrespeitando o procedimento, o condómino terá que retirar o mesmo.