Infiltrações em terraços de cobertura

A questão que muitas vezes se coloca sobre as infiltrações nos terraços de cobertura levanta, geralmente, muitas dúvidas por parte dos condóminos, sobre quem deve/tem de pagar o quê.

Os condóminos que têm fracções nos pisos abaixo dos que possuem terraços (cobertura do edifício) são os primeiros a ter infiltrações.
Para resolução deste problema, geralmente as empresas de construção dão como solução, remoção completa do revestimento existente nos terraços, aplicação de isolamento e colocação de mosaico/tijoleira.
 

Muitas das vezes os proprietários das frações, que não têm terraço, afirmam que a despesa não devia ser suportada pelo condomínio mas sim pelo seguro do edifício ou até mesmo pelo proprietário da fração dos terraços.
Sobre esta questão, podemos esclarecer que as seguradoras não pagam obras de manutenção dos prédios e os terraços são partes comuns, embora de uso exclusivo, e cobertura de outros pelo que todos têm de contribuir, mesmo os que não têm terraço. A obra deve ser realizada o quanto antes de forma a não causar estragos maiores.